EDITAL DO PROCESSO SELETIVO INSTITUTO SER TÃO GRANDE 2020

 

NOTA IMPORTANTE: A inscrição dos estudantes fica condicionada à autorização dos pais ou representantes legais, os quais deverão ler o presente Edital, bem como auxiliar o candidato no momento de sua inscrição. A autorização assinada pelos pais ou responsáveis deve ser entregue quando da realização do simulado presencial.

 


 

INSTITUTO SER TÃO GRANDE

Somos uma ONG que identifica estudantes de baixa renda com alta performance em escolas públicas e/ou conveniadas. Os jovens selecionados terão acesso gratuito a três pilares durante os três anos do ensino médio: 1) apoio acadêmico; 2) mentoria e 3) acesso à toda rede do Instituto Ser Tão Grande.

Nosso apoio acadêmico será dividido em duas modalidades: 1) jovens que queiram cursar o ensino médio em escola pública terão acesso gratuito a específicas e curso de inglês na parte da tarde e 2) jovens que queiram estudar com bolsa integral em escola particular de excelência e que também terão acesso a curso de inglês na parte da tarde. Todos os jovens Ser Tão Grande terão acesso à mentoria e à nossa rede.

 

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

O presente edital estabelece as normas, critérios e etapas para participação no Processo Seletivo do Instituto Ser Tão Grande. O processo de seleção é composto por 5 (cinco) etapas consecutivas e eliminatórias: Inscrição e Questionário Socioeconômico; Teste online; Entrevista online; Prova Presencial; Entrevista Individual Presencial. Poderá haver dinâmicas de grupo e testes comportamentais durante o processo.

Os resultados de cada etapa serão divulgados no site do Instituto (institutosertaogrande.org) a partir da lista nominal dos candidatos classificados para as etapas seguintes ou por e-mail cadastrado no ato da inscrição. Não estão previstos neste edital recursos e revisões de provas. As avaliações, notas e pareceres técnicos sobre os candidatos são confidenciais e não serão disponibilizados nem aos candidatos, nem aos responsáveis.

Não haverá segunda chamada para nenhuma das atividades previstas neste edital. O candidato que não comparecer a alguma das etapas será desclassificado do Processo Seletivo. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento dos resultados, convocações e datas de realização de cada etapa. O candidato deverá manter os dados pessoais corretos e atualizados no sistema de inscrição. Caso seja necessária alguma alteração, o candidato deverá enviar e-mail para contato@institutosertaogrande.org informando nome completo e a informação a ser alterada.

Ao realizar a inscrição no processo seletivo, o candidato e seus responsáveis legais confirmam a leitura deste edital e a concordância com todos os termos.

 

2. SEJA UM “JOVEM SER TÃO GRANDE”

Nosso projeto consiste em dar acesso a três pilares fundamentais durante os três anos do ensino médio: 1) apoio acadêmico; 2) mentoria e 3) acesso à toda rede do Instituto Ser Tão Grande.

Nosso apoio acadêmico será dividido em duas modalidades: 1) jovens que queiram cursar o ensino médio em escola pública terão acesso gratuito a específicas e curso de inglês na parte da tarde e 2) jovens que queiram estudar com bolsa integral em escola particular e que também terão acesso a curso de inglês na parte da tarde. Todos os jovens Ser Tão Grande terão acesso à mentoria e à nossa rede.

A família e o jovem não terão que pagar nenhuma taxa ao Instituto Ser Tão Grande e não serão cobrados a devolver o valor investido durante os 3 anos do ensino médio. O projeto não é um empréstimo.

As bolsas estão limitadas ao período de três anos do ensino médio, podendo se estender, por eventual necessidade, a cursos pré-vestibulares. Tal extensão será analisada posteriormente e ficará a critério do Instituto.

 

2.1. CRITÉRIOS

Para concorrer às vagas deste Processo Seletivo, o candidato deve, obrigatoriamente, atender a todos os critérios descritos abaixo:

a) estar devidamente matriculado, no ano de 2019, no 9º ano do ensino fundamental em unidade escolar da rede pública, rede conveniada ou privada (com 100% de bolsa);
b) não ter reprovação em seu histórico escolar;
c) possuir renda bruta familiar por pessoa de no máximo 1,5 salário mínimo (R$ 1.497,00);
d) residir ou ter disponibilidade para se mudar para a cidade de Goiânia ou sua região metropolitana.

 

2.2. BENEFÍCIOS

 

2.2.1. BENEFÍCIOS PARA A MODALIDADE “ESPECÍFICAS E CURSO DE INGLÊS”

a) bolsa integral em curso de específica de redação durante os 3 anos do ensino médio;
b) bolsa integral em um curso de específica extra, se houver necessidade, a critério do Instituto;
c) bolsa integral em escola de inglês parceira do Instituto;
d) mentoria de voluntários do Instituto;
e) participação em eventos e atividades culturais promovidos pelo Instituto;
f) acesso à rede de voluntários e mentores do Instituto e acesso à rede de ex-bolsistas mesmo depois do fim do ensino médio.
g) acompanhamento de equipe de psicólogos e pedagogos, quando necessário a critério do Instituto;

Os benefícios a serem oferecidos aos bolsistas listados nos itens especificados acima limitam-se aos anos letivos de 2020, 2021 e 2022, com exceção do item “f”.

 

2.2.2. BENEFÍCIOS PARA A MODALIDADE “ESCOLA PARTICULAR E CURSO DE INGLÊS”

a) bolsa de estudos integral em escolas particulares de excelência parceiras do Instituto;
b) material didático;
c) uniforme escolar da escola particular parceira;
d) bolsa integral em escola de inglês parceira do Instituto;
e) acompanhamento de equipe de psicólogos e pedagogos, quando necessário, a critério do Instituto;
f) participação em eventos e atividades culturais promovidos pelo Instituto;
g) mentoria de voluntários do Instituto;
h) acesso à rede de voluntários e mentores do Instituto e acesso à rede de ex-bolsistas mesmo depois do fim do ensino médio.

Os benefícios a serem oferecidos aos bolsistas listados nos itens especificados acima limitam-se aos anos letivos de 2020, 2021 e 2022, com exceção do item “h”.

O Instituto não se responsabiliza por eventuais gastos com mudança, moradia, transporte e alimentação.

 

2.3. CRITÉRIOS PARA MANUTENÇÃO DA BOLSA

O Instituto Ser Tão Grande apenas exige de seus jovens empenho e comprometimento nos estudos, podendo, a seu critério, suspender os benefícios concedidos ao estudante caso as exigências abaixo não estejam sendo cumpridas:

a) manutenção de média de rendimento superior à média de sua turma, no mínimo;
b) frequência escolar mínima, conforme normas da escola;
c) respeito integral às normas internas da escola;
d) disponibilização de tempo para as mentorias, uma vez ao mês;
e) relato trimestral feito pelo bolsista sobre seu empenho e desenvolvimento no trimestre.

 

3. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

O processo de seleção é composto por 5 (cinco) etapas consecutivas e eliminatórias: Inscrição e Questionário Socioeconômico; Teste online; Entrevista online; Prova Presencial; Entrevista Individual Presencial.

A autorização dos responsáveis, anexa a este edital, precisará ser entregue apenas quando da realização da prova presencial.

 

3.1 INSCRIÇÃO E QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

As inscrições para o Processo Seletivo 2020 estarão abertas até 29 de setembro de 2019. Recomenda-se que a inscrição seja feita o quanto antes. A inscrição não depende do pagamento de nenhum valor e deverá ser feita através do preenchimento de Formulário de Inscrição na página do Instituto na internet.

 

As perguntas que constam no formulário de inscrição também serão avaliadas, inclusive no que se refere ao uso da língua portuguesa. Por conta disso, encorajamos os candidatos a responderem a essas perguntas com atenção.

O questionário socioeconômico visa analisar se o candidato é elegível ao programa. São elegíveis os candidatos que possuam renda bruta familiar de no máximo 1,5 salário mínimo per capita, correspondente, atualmente, a R$ 1.497. Todos os documentos comprobatórios da renda familiar, conforme preenchimento do questionário socioeconômico, serão solicitados ao longo do Processo Seletivo.

Os candidatos que não se enquadrem no perfil socioeconômicos do projeto serão automaticamente desclassificados do processo seletivo. Todos os candidatos classificados serão convocados para a segunda fase.

 

3.2 TESTE ONLINE

A segunda fase do processo seletivo será constituída por uma prova objetiva de múltipla escolha composta por 15 (quinze) questões de português e interpretação de texto e 15 (quinze) questões de matemática e raciocínio lógico, totalizando 30 (trinta) questões. O conteúdo cobrado será baseado na matriz curricular das escolas públicas para o 9º ano do Ensino Fundamental, inclusive. O teste online deverá ser realizado até 13 de outubro de 2019.

O teste deve ser feito sem acompanhamento de terceiros.

 

3.3 ENTREVISTA DO ESTUDANTE ONLINE

A terceira fase do processo seletivo será constituída por uma entrevista online feita entre estudante e um voluntário do Instituto Ser Tão Grande. A entrevista deverá ser realizado até 27 de outubro de 2019. O estudante precisará contar com uma boa conexão de internet. A entrevista será feita via Skype, Hangout ou Appear-in.

O Instituto irá indicar voluntários para entrevistarem os estudantes, de modo a identificar:

1) Contexto familiar: apoio e estrutura da família para garantir o sucesso do estudante no projeto;

2) Potencial acadêmico: identificar o engajamento com os estudos e atividades extracurriculares;

3) Comunicação: identificar a desenvoltura e facilidade de sociabilidade do estudante;

4) Impacto social: identificar protagonismo para ser agente de mudança e consciência de mundo.

 

3.4 PROVA PRESENCIAL

A quarta fase do processo seletivo será constituída por uma prova objetiva de múltipla escolha composta por até 25 (vinte e cinco) questões de português e interpretação de texto e até 25 (vinte e cinco) questões de matemática e raciocínio lógico, totalizando até 50 (cinquenta) questões. O conteúdo cobrado será baseado na matriz curricular das escolas públicas para o 9º ano do Ensino Fundamental, inclusive. Possivelmente, também haverá uma redação e teste de inglês. A prova será realizada em Goiânia em um sábado ou domingo entre os dias 19 de outubro e 10 de novembro de 2019.

 

3.5 ENTREVISTA INDIVIDUAL PRESENCIAL

A última fase do processo seletivo será constituída por uma entrevista presencial com estudante e responsáveis. A entrevista deverá ser realizada em Goiânia até 24 de novembro de 2019.

 

Quaisquer pontos não descritos ou expressos neste Edital deverão ser deliberados pela diretoria do Instituto Ser Tão Grande. Caso haja qualquer dúvida, o candidato deverá entrar em contato com o Instituto, enviando e-mail para contato@institutosertaogrande.org

 

Desejamos a todos os candidatos boas provas e entrevistas!

 

Clique aqui a seguir para ter acesso ao modelo de AUTORIZAÇÃO DOS REPRESENTANTES LEGAIS