O objetivo do processo seletivo será identificar os jovens interessados que apresentam maior potencial de aprendizado com base em capacidades técnicas e sociais.

A divulgação e seleção dos candidatos irá durar 5 meses, entre agosto e dezembro de cada ano. O resultado dos candidatos selecionados e a lista das escolas que receberão cada um dos jovens será divulgada em dezembro.

 

Etapas

1) INSCRIÇÃO E QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

As inscrições para o Processo Seletivo 2020 estarão abertas até 29 de setembro de 2019. Recomenda-se que a inscrição seja feita o quanto antes. A inscrição não depende do pagamento de nenhum valor e deverá ser feita através do preenchimento de Formulário de Inscrição na página do Instituto na internet, cujo link segue abaixo:

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO 2020

 

As perguntas que constam no formulário de inscrição também serão avaliadas, inclusive no que se refere ao uso da língua portuguesa. Por conta disso, encorajamos os candidatos a responderem a essas perguntas com atenção.

O questionário socioeconômico visa analisar se o candidato é elegível ao programa. São elegíveis os candidatos que possuam renda bruta familiar de no máximo 1,5 salário mínimo per capita, correspondente, atualmente, a R$ 1.497. Todos os documentos comprobatórios da renda familiar, conforme preenchimento do questionário socioeconômico, serão solicitados ao longo do Processo Seletivo.

Os candidatos que não se enquadrem no perfil socioeconômicos do projeto serão automaticamente desclassificados do processo seletivo. Todos os candidatos classificados serão convocados para a segunda fase.

 

2) TESTE ONLINE

A segunda fase do processo seletivo será constituída por uma prova objetiva de múltipla escolha composta por 15 (quinze) questões de português e interpretação de texto e 15 (quinze) questões de matemática e raciocínio lógico, totalizando 30 (trinta) questões. O conteúdo cobrado será baseado na matriz curricular das escolas públicas para o 9º ano do Ensino Fundamental, inclusive. Também haverá uma redação. O teste online deverá ser realizado até 13 de outubro de 2019.

O teste deve ser feito sem acompanhamento de terceiros.

 

3. ENTREVISTA DO ESTUDANTE ONLINE

A terceira fase do processo seletivo será constituída por uma entrevista online feita entre estudante e um voluntário do Instituto Ser Tão Grande. A entrevista deverá ser realizado até 27  de outubro de 2019.

O Instituto irá indicar voluntários para entrevistarem os estudantes, de modo a identificar:

a) Contexto familiar: apoio e estrutura da família para garantir o sucesso do estudante no projeto;

b) Potencial acadêmico: identificar o engajamento com os estudos e atividades extracurriculares;

c) Comunicação: identificar a desenvoltura e facilidade de sociabilidade do estudante;

d) Impacto social: identificar protagonismo para ser agente de mudança e consciência de mundo.

 

4. PROVA PRESENCIAL

A quarta fase do processo seletivo será constituída por uma prova objetiva de múltipla escolha composta por até 25 (vinte e cinco) questões de português e interpretação de texto e até 25 (vinte e cinco) questões de matemática e raciocínio lógico, totalizando até 50 (cinquenta) questões. O conteúdo cobrado será baseado na matriz curricular das escolas públicas para o 9º ano do Ensino Fundamental, inclusive. Possivelmente, também haverá uma redação e teste de inglês. A prova será realizada em um sábado ou domingo entre os dias 19 de outubro e 3 de novembro de 2019.

 

5. ENTREVISTA INDIVIDUAL PRESENCIAL

A última fase do processo seletivo será constituída por uma entrevista presencial com estudante e responsáveis. A entrevista deverá ser realizado até 24 de novembro de 2019.